Mito ou realidade: 5 fatos sobre luminária de LED

A luminária de LED está passando por um momento de grande popularização, devido a modelos econômicos, soluções em conjunto com a arquitetura e o design de interiores e pela difusão das suas qualidades.

Mas as luminárias de LED já são bem antigas, e contam com décadas no mercado. Exatamente por isso, muitos mitos foram criados ao seu redor, falando sobre a sua capacidade, seu preço elevado, etc.

Para desmistificar essas concepções sobre as luminárias  de LED, neste artigo trazemos os 5 fatos mais difundidos sobre elas, e explicamos se eles são verdade ou mito. Vamos lá?

1 – As luminárias de LED são as mais caras mas possuem durabilidade maior

As luminárias de LED são vistas por muitas pessoas como investimentos altíssimos, mas ela se paga com o tempo por ter alta durabilidade e qualidade na iluminação. Será que essa informação é verdadeira?

O veredito: Depende

Sim, as luminárias de LED realmente são mais caras que as luminárias normais, mas analisando somente o seu preço final, sem considerar os benefícios que elas trazem para a casa, sua vida útil, seu consumo de energia elétrica e mais alguns outros pontos.

As luminárias e lâmpadas de LED duram muito mais do que se comparado as mais duráveis do mercado, as lâmpadas fluorescentes, que tem vida útil a cerca de 3,5 anos. As luminárias de LED, por sua vez, podem chegar a dez anos de idade sem queimar, dependendo da qualidade do seu produto e da qualidade do fornecimento de energia elétrica.

Além disso, as luminárias LED são mais econômicas, gastando dez vezes menos que as incandescentes, que são as mais populares nas casas hoje em dia.

Levando pelo lado do custo benefício, as luminárias LED podem até ser mais caras, mas são as mais econômicas e as que duram mais, algo que mostra o seu valor real na conta de energia e na comodidade na manutenção das suas luminárias

2 – A luminárias de LED não emite a luz idealfabricante-luminarias

A luminárias de LED emite uma luz na frequência azul, que pelos processos técnicos de aproveitamento e tratamento no seu interior se transforma em branca. Mas muitos dizem que a iluminação das luminárias de LED não é a melhor para a casa. Será?

O veredito: Mito

As luminárias de LED emitem a luz ideal para várias finalidades, inclusive a empresarial e a doméstica.

Por não emitirem luz infravermelha nem ultravioleta, as luminárias de LED não trazem prejuízos para as roupas, por exemplo, que se desbotam quando em contato frequente com esses dois tipos de ondas luminosas.

A luz branca da luminária de LED é mais do que ideal para a casa, pois também não desbota a tinta das paredes, dos móveis, da decoração e inclusive a das obras de arte, e não apresenta mudança de cores ao ser dimerizada. Dessa forma, elas podem ser usadas como spots, em luminárias de embutir, etc.

3 – As lâmpadas da luminária de LED podem ser descartadas no lixo comum.

Por se tratar basicamente de circuitos, fios e vidro, as lâmpadas de LED podem ser descartadas no lixo comum para a reciclagem.

O veredito: Verdade

As lâmpadas de LED não possuem químicos como o mercúrio presente nas luminárias fluorescentes, que precisam de um cuidado maior no descarte.

Mais do que isso, 98% da constituição das lâmpadas de LED é feito de material reciclável, garantindo maior conformidade com os esforços de preservação do meio ambiente.

4 – As luminárias de LED não esquentam

As lâmpadas das luminárias de LED, por funcionarem através de diodos emissores de luz e não de filamentos incandescentes, não esquentam de qualquer forma.

O veredito: Depende

É desonesto dizer que as luminárias de LED não esquentam nem um pouco. Na verdade, todo circuito que recebe a passagem de eletricidade acaba por esquentar. O que as luminárias LED possuem, porém, são circuitos térmicos que impedem a propagação de calor para o ambiente.

Além disso, as luminárias de LED chegam a apenas uma fração do calor emitido pelas incandescentes, que por muitas vezes é muito desconfortável para os moradores.

5 – As luminárias de LED  possuem variedade

Muita gente acha que a luminária de LED são somente para o interior das casas, oferecendo uma quantidade limitada de luz para cada ambiente. Será mesmo?

O veredito: Mito

Existem muitos tipos de luminárias de LED para várias ocasiões: a iluminação interna residencial, a externa, ambientes corporativos, galpões, depósitos, galerias de arte, etc.

Conheça a linha de luminárias em LED da Lumepetro, e veja qual melhor para seu ambiente.

Viu só quantas opções? E ainda temos muito mais no nosso site. Venha nos conhecer!

Se você gostou desse post e está procurando mais informações sobre as luminárias de LED, não deixe de conhecer nosso blog para conhecer mais sobre elas!