A efetividade das luminárias industriais

As luminárias industriais estão ganhando grande popularidade nos galpões industriais brasileiros ultimamente, sendo que a produção dessas lâmpadas está atingindo recordes de crescimento, principalmente por conta da necessidade de economizar em tempos de crise.

Mas como exatamente as luminárias industriais facilitam a economia no chão de fábrica? Como a indústria se beneficia com resultados na iluminação? Essas perguntas você encontra respondidas ao longo do nosso artigo, que desvenda a verdadeira eficácia das luminárias LED industriais.

Vamos começar?

Efetividade energética

Em tempos de crise, resguardar a produção da indústria de maiores custos é essencial para qualquer gestor de manufatura ou CEO preocupado com o controle de gastos. É por esse motivo que a adequação de galpões e plantas à soluções com custo mais reduzido está voltada principalmente para o uso das luminárias industriais.

As luminárias LED industriais possuem a maior efetividade energética do mercado, unindo tanto o baixo consumo de energia quanto uma longa vida útil, que pode chegar a até 60.000 horas de funcionamento.

Dessa forma, para economizar energia nas indústrias, o melhor é se utilizar das luminárias industriais.

Ambiente mais fresco

E essa economia de custos não está voltada somente para a efetividade energética das lâmpadas de LED, mas também para a emissão de calor.

Uma planta industrial possui inúmeras fontes de calor, como o movimento dos operadores, as máquinas, fornalhas, etc. As lâmpadas de vapor metálico, as mais usadas nas fábricas, esquentam o ambiente muito mais do que as luminárias led industriais.

Dessa forma, para lidar com o ambiente quente, um sistema de ar condicionado forte deve estar operando à capacidade, e dependendo da rotina da indústria, esse sistema permanece ligado durante a maior parte do tempo, quando não o tempo todo.

As luminárias industriais proporcionam grandes ganhos com a economia de energia nesse sentido, pois por não esquentarem, eliminam a necessidade de um sistema de ar condicionado muito custoso ligado o tempo inteiro.

Custos de manutenção são reduzidos

Um dos grandes problemas das lâmpadas de vapor metálico usadas na indústria é a sua manutenção constante, já que elas não são tão eficientes quanto as luminárias led industriais.

Os custos gerados vão desde a contratação de pessoal para realizar a troca das lâmpadas até a compra das mesmas, sem contar a rotina da manutenção em si, que normalmente implica na parada de setores chaves da produção ou até da fábrica inteira.

Como dissemos anteriormente, a vida útil das luminárias led industriais é muito maior do que qualquer outra solução no mercado, o que elimina os custos altos de manutenção e propicia maior segurança na fábrica com a garantia de que ela estará sempre iluminada.

E falando em segurança e iluminação…

Luminárias industriais de led propiciam a quantidade exata de luz a uma fração dos custos

A ABNT possui regulamentação sobre a quantidade de luz necessária em um galpão ou planta industrial para garantir a segurança dos trabalhadores do chão de fábrica: 150 lux (ou lúmens por metro quadrado) em áreas onde não há produção efetiva e 300 a 500 lux onde as máquinas operam.

As luminárias industriais proporcionam essa quantidade de luz regulamentada pela ABNT com uma fração dos custos, como podemos ver nos tópicos acima, fazendo com que a indústria esteja resguardada de punições pelo órgão ao mesmo tempo em que economiza com o alto custo benefício.

Facilidade no descarte

As luminárias LED industriais são simples de descartar, sendo que dependendo do resultado instalado, elas podem ser jogadas junto com o entulho comum da produção.

Outros efeitos, como as lâmpadas de vapor metálico e as lâmpadas fluorescentes, precisam de cuidado no manuseio e devem respeitar a legislação vigente ao serem descartadas.

Menos custos com a fiação

Há, ainda, outro trunfo prático no uso de luminárias industriais: não ser necessário usar fios de bitola muito grande para realizar a instalação.

Isso porque, como vimos, o consumo de energia das luminárias industriais é muito reduzido quando comparado às outras soluções. Dessa forma, a corrente elétrica necessária para acendê-las é menor, o que dispensa, ultimamente, a necessidade de fios de bitola muito grande, que são mais grossos e mais caros.

Assim, a economia das luminárias industriais está em todas as etapas: na sua instalação, na fiação, no funcionamento, na manutenção e também no descarte. Por que não utilizá-las?

Para mais motivos para usar as luminárias led na sua indústria, escritório e até na sua casa, venha conhecer o blog da Lumepetro! Temos muito mais artigos como esse esperando por você. Nos vemos lá!

luminárias lumepetro