Como montar uma loja de material elétrico? Descubra aqui!

Montar uma loja de materiais elétricos é um investimento muito rentável, já que todos precisam de instalações elétricas nas suas casas. A sua demanda sempre existirá, mas o que realmente vai resultar no seu sucesso são outros fatores mais profundos.

Você tem dúvidas sobre como montar uma loja de materiais elétricos? Então confira o esse texto que a Lumepetro fez especialmente pra você.

Neste artigo vamos apresentar 10 ótimas dicas para você que busca montar uma loja de materiais elétricos e vender muito mais, com facilidade e levando todos os aspectos importantes em consideração.  Podemos começar?

1 – Conheça seu mercado

Como montar uma loja de material elétrico? Conhecendo o seu mercado.

É muito importante que, ao montar uma loja de materiais elétricos, você esteja a par da situação do mercado no qual você está se inserindo. Desse modo, você não encontra obstáculos inesperados que podem trazer sérios prejuízos se não possuir um planejamento de riscos eficaz.

A melhor saída para resolver essa situação ao montar uma loja de materiais elétricos é criar um plano de negócios abrangente. Dessa forma, você sabe quem são seus concorrentes, qual é o volume de vendas que você pode esperar e, a partir disso, consegue montar planos de ação muito mais precisos.

2 – Tenha um espaço físico adequado

Ao realizar o seu plano de negócios para montar uma loja de materiais elétricos, você provavelmente vai saber qual é o volume de vendas esperado e como lidar com ele em termos de estoque e infra estrutura.

A dica para montar uma loja de materiais elétricos eficiente é respeitar essas estimativas. Se você antecipa um grande volume de clientes, sua loja precisa ser espaçosa, mesmo que o aluguel do espaço seja mais caro. Da mesma forma, se você não antecipa um volume muito grande, não vale a pena investir alto em um espaço muito grande.

Mas como montar uma loja de material elétrico se o estoque sem uma organização do estoque? Descubra porque esse ponto é essencial no próximo tópico!

3 – Organize o seu estoque

A organização do estoque é uma das principais preocupações se deve ter ao montar uma loja de materiais elétricos. Nenhum cliente se sente confortável quando percebe a desorganização evidente de um estabelecimento, já que é difícil confiar em uma empresa que não consegue cuidar dos seu espaço físico com eficiência.

4 – Tenha uma grande variedade

A variedade é um fator decisivo para se conseguir sucesso ao montar uma loja de materiais elétricos. Com ela, você consegue atender muito mais clientes e vai além: fideliza grandes compradores, que sabem que na sua loja o produto que ele procura está sempre disponível.

5 – Conheça as tendências do mercado

É importante que você saiba quais são os rumos que o mercado está tomando ao montar uma loja de materiais elétricos. Assim, você consegue antecipar as necessidades dos clientes e se preparar para a popularização de produtos.

As luminárias de LED, por exemplo, são uma grande tendência na arquitetura e no design de interiores. Se você oferece vários modelos de marcas confiáveis, é só uma questão de tempo até que grandes clientes, como engenheiros e arquitetos, te procurem. Isso lhe proporciona mais chances de fechar ótimas vendas em grandes volumes.

6 – Conheça todos os aspectos operacionais

Como montar uma loja de material elétrico se você não sabe o que se passa diariamente nela? Fica muito difícil, e esse problema pode gerar vários outros, como instabilidade financeira, dificuldade de acompanhamento de pedidos, entre outras coisas.

7 – Produtos de qualidade

Sem produtos de qualidade, como montar uma loja de material elétrico que atende às demandas dos seus clientes sem devoluções ou reclamações?

É muito recomendado, para não dizer via de regra, que seus produtos sejam da melhor qualidade possível, a fim de que os clientes não se sintam lesados após a compra e espalhem comentários negativos sobre a sua loja. Isso sem falar na ética dos comerciários, não é?

luminárias lumepetro

8 – Tenha produtos “prontos”

Luminárias de LED são um ótimo exemplo de produtos já prontos, ou seja, montados. Como falamos anteriormente, a iluminação por LED é uma grande tendência, mas se você vende apenas lâmpadas, está perdendo vendas para outras lojas que possuem as luminárias inteiras em estoque.

9 – Invista em atendimento de qualidade

O seu atendimento deve ser impecável ao montar sua loja de materiais elétricos, principalmente porque atendimento amplo e eficaz não é muito comum nesse segmento.

Tenha à disposição engenheiros eletricistas para tirar dúvidas dos seus clientes, e mantenha seu time de atendimento bem informado e motivado. Dessa maneira, você vende mais e muito melhor.

10 – Como montar uma loja de material elétrico?

Ainda tem dúvidas sobre como montar uma loja de material elétrico? Não se preocupe, venha nos conhecer! Temos um grande catálogo à disposição, com o que há de mais novo em luminárias LED e outros acessórios.

Além disso, somos grandes autoridades quando o assunto é montar uma loja de materiais elétricos. Confira o nosso blog, trazemos várias dicas e recomendações como essas toda semana.

Até o próximo artigo!