Por que utilizar luminária led com aletas

Escolher entre o melhor modelo de  luminária led de embutir ou sobrepor pode parecer a maior decisão que você fará quando o assunto é escolher a estrutura que receberá suas lâmpadas de led, não é? Mas ainda existe uma acessório que faz toda a diferença na iluminação: estamos falando das luminárias led com aletas.

Você sabe o que é a luminária led com aletas e o que elas trazem a mais? Elas podem ser de embutir ou de sobrepor? Se você está com essas dúvidas, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos falar sobre as luminárias com aletas e o que elas proporcionam para os seus ambientes.

Tudo pronto? Então vamos começar!

O que é a luminária led de embutir ou sobrepor com aletas?

Você já deve saber bem a principal diferença entre a luminária led de embutir e a de sobrepor, não é? Relembrando, a luminária de embutir são as que são instaladas por dentro do forro, sem estrutura aparente, enquanto as de sobrepor podem ser vistas quando se olha para o teto.

As aletas estão relacionadas a estrutura das luminárias, e podem estar presentes tanto nas de embutir quanto nas de sobrepor.

Basicamente, as luminárias com aletas são as que possuem uma estrutura separando as lâmpadas do ambiente, aquela “grade” que costumamos ver, sendo normalmente constituídas de material de qualidade, como o alumínio – usado nas luminárias com aletas da Lumepetro, por exemplo -, que não se deformam com o tempo ou com exposição ao calor.

As luminárias led com aletas são muito comuns, ornando grande parte das luminárias de embutir ou sobrepor nas casas brasileiras, tanto que várias pessoas a utilizam e se beneficiam desses detalhes estruturais sem nem ao mesmo saber no que elas consistem.

Mas falando em benefícios, o que é que as luminárias com aletas oferecem, exatamente?

O que as luminárias com aletas fazem de diferente?

Muitas vezes, colocar duas ou mais lâmpadas potentes próximas uma das outras pode causar ofuscamento visual, o que atrapalha na criação de um ambiente com uma iluminação indireta ou mesmo direta, já que o ofuscamento é um problema relacionado ao conforto visual.

Basicamente, você se sente ofuscado quando seus olhos recebem uma carga de luz mais forte do que eles estão acostumados a lidar. Um ótimo exemplo é olhar para o brilho de uma lâmpada muito forte sem uma luminária ou o farol alto de um carro à noite: é difícil enxergar qualquer coisa além da própria luz.

As luminárias com aletas, tanto as de embutir quanto as de sobrepor, possuem uma barreira contra o ofuscamento na sua estrutura, o que evita que a luz seja intensa demais para os olhos humanos. Dessa forma, essa mudança quase imperceptível em termos de estética é o que garante a melhor iluminação com o máximo de conforto visual para todos os que se encontram no ambiente.

Onde instalar as luminárias com aletas?

Se você está pensando em instalar luminárias de embutir ou de sobrepor na sua casa, é importante considerar alguns pontos para entender se o uso das aletas é necessário nas luminárias.

O uso de luminárias com aletas é muito recomendado em ambientes pequenos e independentes, ou seja, que possuem uma fonte de iluminação própria, como banheiros, closets, etc. Nesses ambientes, pode ser difícil controlar a intensidade da luz emitida pelas lâmpadas, trabalho que as aletas realizam perfeitamente.

Os modelos mais compridos de lâmpadas de led, como as tubulares comerciais, também se beneficiam muito de luminárias com aletas, já que a quantidade de iluminação sendo emitida pelas lâmpadas é grande e o ângulo de ofuscamento também. As chances de criar um ambiente sem conforto visual nesses casos, principalmente em lojas grandes onde há muitas lâmpadas, é diminuída com as aletas.

Falando em grandes espaços com muitas lâmpadas, as aletas também são muito necessárias em ambientes que possuem muitas luminárias, para diminuir o ofuscamento causado pelas várias lâmpadas. O conforto visual nessas configurações pode ser difícil de atingir, pois luz de menos cria penumbra, e demais ofuscamento. As aletas são as asseguradoras da quantidade ideal.

E o preço?

Não precisa se preocupar: como as luminárias LED com aletas são muito populares e estão presentes na maioria das soluções de iluminação comercial, industrial e até residencial, o preço não é algo com o que você precisa se preocupar.

As diferenças no preço entre luminárias com aletas e as sem, é pequena, sendo que essa economia mínima não compensa o desconforto visual que poderia ser evitado.

A Lumepetro oferece vários modelos em luminárias com aletas, indo desde as mais pequenas até as que suportam lâmpadas led tubulares de maior comprimento.

Porque não conhecer nosso catálogo e ver por você mesmo? Temos certeza que você irá encontrar a luminária que  precisa por um ótimo investimento.

Em caso de dúvidas, não deixe de conhecer nosso blog para mais informações ou entrar em contato conosco!