Luminárias de teto: 6 dicas incríveis para iluminação

Existem várias maneiras de realizar uma boa iluminação com luminárias de teto, tudo depende da sua criatividade e do resultado final que você gostaria de atingir na sua casa. Porém, algumas dicas de iluminação ajudam, e muito, não é verdade?

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 6 dicas incríveis para iluminação dos seus ambientes, com aspectos técnicos e estéticos onde fazem toda diferença na hora de elaborar um plano, utilizando luminárias de teto ou outras soluções.

Tudo pronto para conhecer nossas dicas incríveis para iluminação? Então continue a leitura para saber mais!

1 – Conheça os tipos de iluminação

De todas as dicas incríveis para iluminação, com certeza a mais duradoura e que terá maior impacto nos seus esforços de decoração e ambientação é conhecer os tipos de iluminação existentes e, suas particularidades.

A iluminação pode ser feita com luminárias de teto – aquelas que estão presas ao forro – ou por outras luminárias, e se divide em duas categorias: a iluminação direta e a indireta.

Na iluminação direta, um esquema é pensado para criar um ambiente que possui a mesma quantidade de luz na maior parte do seu espaço, sem sombras e com as luminárias de teto funcionando na sua capacidade.

Na indireta, é feito um esforço de criar um ambiente não completamente homogêneo, realizando a ambientação de uma forma mais confortável para os moradores em detrimento da iluminação total.

2 – Escolha os tipos de luminárias de teto

A iluminação pode ser feita através de luminárias de teto embutidas ou aparentes, e a escolha depende da sua criatividade, do que você espera para o ambiente e do seu estilo de decoração.

Essas duas luminárias de teto são exatamente o que o nome implica: as aparentes são visíveis para os moradores enquanto as embutidas ficam escondidas no teto, mostrando apenas o facho de luz.

Mas você também pode inovar com luminárias de teto. Uma das nossas dicas incríveis para iluminação é usar spots, plafons e pontos de iluminação voltados para elementos interessantes da decoração. Usando todos os recursos que as luminárias de teto oferecem, você aproveita muito mais suas funcionalidades na criação de um estilo único. E falando nisso…

3 – Não tenha medo de contrastar

O contraste é muito usado na decoração, e serve para chamar a atenção dos moradores para duas coisas: a peça usada no contraste, que se sobressai, e o próprio estilo, que é evidenciado pela comparação.

Você pode usar luminárias de teto super modernas no seu estilo rústico, desde que a paleta de cores e os detalhes estruturais da peça comuniquem-se com o esquema de decoração, além de projetores com lâmpadas de LED com cores e modelos diferentes e sistemas inovadores de ambientação em qualquer espaço.

4 – Conheça as especificações das lâmpadas e compare

Na hora de fazer sua decoração, uma das nossas dicas incríveis para iluminação envolve um aspecto mais prático: conhecer os modelos de lâmpadas para não ter prejuízos com o custo benefício.

Algumas lâmpadas podem até ser mais baratas, mas em vários casos, o barato sai caro. Compare preços com a eficiência dos modelos e sua durabilidade, para que assim, mesmo que você gaste mais do que esperava, só seja necessário comprar lâmpadas uma vez durante muito tempo.

E falando em confiabilidade e eficiência…

5 – Prefira luminárias de teto usando LED

As luminárias de LED são suas maiores aliadas na criação de um esquema de iluminação bem realizado e que não gasta muito.

Sendo as campeãs de economia e durabilidade, uma lâmpada de LED pode durar até 10 anos, sendo que uma fluorescente, que ainda possui mercúrio na sua composição, um risco para a saúde e o meio ambiente, dura apenas 3. As incandescentes, com muita sorte e nas melhores condições, duram no máximo um ano.

As lâmpadas de LED ainda são dez vezes mais eficientes que as incandescentes, mais comuns no mercado brasileiro, e emitem um espectro de luz azul que não emite infravermelho ou ultravioleta, o que não irá desbotar a tinta das suas obras de arte e decoração.

Se você quer um sistema de iluminação com garantia de estabilidade, qualidade e economia, o melhor a se fazer, é optar pelas lâmpadas de LED.

6 – Procure profissionais para tirar suas dúvidas

A última das nossas dicas incríveis para iluminação, é também um convite para você conhecer o suporte que damos para pessoas exatamente como você, que estão procurando soluções de iluminação simples e confiáveis: procure informações com profissionais.

No nosso blog, você encontra muito mais dicas incríveis para iluminação como essas, algo fundamental na criação de ambientes criativos, belíssimos e harmônicos.

Em caso de dúvidas sobre as luminárias de teto ou esquemas de iluminação, não deixe de seguir nosso blog para consultas futuras! Nós garantimos que seja o que você quiser saber sobre iluminação, esse é o lugar para encontrar as respostas. Até a próxima! 

luminárias lumepetro